A Moda do momento na área de Treinamento são os grupos de corridas de ENDURANCE formados dentro das próprias academias e por grupos de amigos para ter uma melhor PERFORMANCE e por SAÚDE e BEM-ESTAR.
Para ajudar controlar estes treinos, encontrei o teste de CONCONI, que defini o ponto de transição entre o sistema AERÓBIO para o ANAERÓBIO com 2 diferentes variáveis Velocidade(V) e Frequencia Cardiáca(FC), o protocolo do teste constitui em :
- Alongamento prévio;
- 5 min de aquecimento dentro da esteira, até chegar em torno 5,5 km/h á 6 km/h;
- A cada 1 minuto é aferido a FC e aumentada a V de 0,5km/h até chegar a 10km/h, depois só 1km/h;
- O fim do teste só é feito quando o cliente e/ou atleta entrar em hiperventilação ou ao chegar a FC maxima.(220 - idade = Fc maxima, Ex: 220 - 20 = 200 FC maxima)
Depois jogar num gráfico dentro do Excel, onde o eixo X será FC e eixo Y será V. Ao montar este grafico você consiguirá encontrar o Limiar 1, que é fase de transição entre os metabolismo. Conforme o grafico abaixo :
Conseguindo encontrar a ZONA de TRANSIÇÃO entre AERÓBIO para ANAERÓBIO, o profissional que for montar o TREINAMENTO, terá várias opções para desenvolver o treino de seu atleta e/ou cliente:
- Trabalhar sempre na acima do LIMIAR 1, para assim melhorar a % de fibras tipo I(Dubouchaud et al. 2000), capacidade de tamponamento muscular(Edge et al. 2006);
- Outra maneira é realizar trabalhos com diferentes ritmos de VELOCIDADE, onde o forte seria acima do LIMIAR 1 e o fraco sempre abaixo do LIMIAR 1, que assim no ritmo fraco pode-se desenvolver a recuperação do sistema energético.