sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Papel da CREATINA !!

Cada vez mais o uso de suplementos está crescendo, entre os mais  ingeridos está a CREATINA, que pelo senso comum e alguns profisisonais serve para " aumento de massa muscular e força e retenção de água deixando o músculo inchado", mas enfim estes profissionais seriam mais valorizados se tivesse o conhecimento como a CREATINA atua no organismo !!

Agora vou explicar como a CREATINA  age em nosso organismo !!

Segundo Calfee & Fedale a suplementação com CREATINA pode causar em 20% na fosfocreatina muscular, acelerando o reabastecimento da mesma no período de recuperação. Durante a desfosforilação da fosfocreatina, íons de H+ são consumidos, o que potencialmente atrasa o início da fadiga.

Quando é realizado um exercício de alta intensidade, o ADP(Adenosina Difosfato) é refosforilado para ATP(Adenosina Trifosfato), utilizando os depósitos de fosfocreatina e como citado acima os íons de H+.

Veja a imagem abaixo:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ácido Latico ou Lactato ? Causador da fadiga ?

Hoje vou falar sobre uma informação equivoca sobre o grande mito ACIDO LÁTICO !! Que a final é LACTATO !!

Trecho retirado do livro : Fisiologia do Treinamento Esportivo (Charles R. Lopes; Mário F. Sarraipa; Bernardo N. Ide)

"A diferença entre o lactato e o ácido lático é a presença de um hidrogênio na sua estrutura química (veja a figura 11 abaixo). O fato do hidrogênio se ligar ou não a estrutura da molécula depende do pH no qual ele se encontra. Neste caso, para que a molécula de ácido lático exista, nossa musculatura teria que ter um pH de aproximadamente 3.2, ou seja, muito ácido. ISSO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ACONTECER, pois todas as nossas proteínas (nossos músculos, nossas enzimas) só existem no pH 7.4. Por este motivo, nossa musculatura produz LACTATO E NÃO ÁCIDO LÁTICO!!! (Robergs and Roberts 2002; Robergs, Ghiasvand et al. 2004). "




Ao realizarmos uma atividade de predominancia metabólica Anaeróbia durante um periodo curto, porém em alta intensidade, precisaremos de muitos ATP's onde são hidrolisados "quebrados" e liberam um íon de H+, que no caso este íon é o causador da fadiga, para tirar a acidez muscular, o mesmo saí com uma molécula de Lactato !! E quantas vezes ouvimos falar que o LACTATO era sempre o vilão.
Outra verdade a ser dita que o grande vilão da fadiga é o íon de H+ provindo da "quebra" do ATP !

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ed. Física em DESTAQUE

Boa Tarde !!
Sou estudante de Ed. Física e partir de hoje, irei postar assuntos pertinentes sobre esta área que é pouco valorizada e cada ano está crescendo no mercado de trabalho !!

ASSUNTOS :
- Ácido lático ou Lactato ?
- Entrevista com Profissionais
- Etc.