Hoje vou falar sobre uma informação equivoca sobre o grande mito ACIDO LÁTICO !! Que a final é LACTATO !!
Trecho retirado do livro : Fisiologia do Treinamento Esportivo (Charles R. Lopes; Mário F. Sarraipa; Bernardo N. Ide)
"A diferença entre o lactato e o ácido lático é a presença de um hidrogênio na sua estrutura química (veja a figura 11 abaixo). O fato do hidrogênio se ligar ou não a estrutura da molécula depende do pH no qual ele se encontra. Neste caso, para que a molécula de ácido lático exista, nossa musculatura teria que ter um pH de aproximadamente 3.2, ou seja, muito ácido. ISSO É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ACONTECER, pois todas as nossas proteínas (nossos músculos, nossas enzimas) só existem no pH 7.4. Por este motivo, nossa musculatura produz LACTATO E NÃO ÁCIDO LÁTICO!!! (Robergs and Roberts 2002; Robergs, Ghiasvand et al. 2004). "
Ao realizarmos uma atividade de predominancia metabólica Anaeróbia durante um periodo curto, porém em alta intensidade, precisaremos de muitos ATP's onde são hidrolisados "quebrados" e liberam um íon de H+, que no caso este íon é o causador da fadiga, para tirar a acidez muscular, o mesmo saí com uma molécula de Lactato !! E quantas vezes ouvimos falar que o LACTATO era sempre o vilão.
Outra verdade a ser dita que o grande vilão da fadiga é o íon de H+ provindo da "quebra" do ATP !
QUER DIZER QUE AQUELA DOR QUE SENTIMOS NÃO É A PRODUÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO E SIM LACTATO?
ResponderExcluirA DOR NÃO É CAUSADO PELO LACTATO, POIS ELE É RESSINTETIZADO ATÉ DUAS HORAS APÓS O EXERCÍCIO, ESSA DOR É CAUSADA PELAS MICROLESÕES QUE FORAM CAUSADAS EM SEU TREINO.
ExcluirMicrolesoes causadas no músculos.
Excluirsim isso mesmo,a dor se da pela quebra e liberação de hidrogênio, acidose do tecido = do excesso de H+
ResponderExcluirO lactato não produz dor nenhuma, o que faz ficar doendo nos momentos posteriores ou até mesmo alguns dias após o exercício são as micro lesões causadas nos músculos.
ResponderExcluirPost totalmente equivocado. Acúmulo de lactato e íons H+ no músculo causa dor sim, ao estimular os nociceptores!! É a chamada "dor em queimação" que sentimos durante o exercício intenso. A "dor tardia" que sentimos dias após o exercício que é a causada pelas microlesões no músculo.
ResponderExcluirO lactato causa dor sim....qd estamos em um treino aerobio o nde o o2 esta disponivel no sangue p transportar o subproduto da quebra da glicose(piruvato) não há o acumulo do mesmo...desta forma a molecula de hidrogenio não se liga ao piruvato convertendo o mesmo em lactato....porem qd intensificamos o treino existe o acumulo deste subproduto q causa dor sim....por isso existe os treinos regenerativos...afim de transportar esses subprodutos ao figado p sofrer a gliconeogenese...ou seja ele sera convertido em energia sendo uma parte estocada no figado e a outra nos musculos como glicogênio....
ResponderExcluirO que você está falando, amigo, sobre o aumento na sensibilização dos nociceptores, é devido a associação entre o aumento de lactato em conjunto com a queda no pH e no aumento da dor. Mas o aumento na dor ainda é devido a queda no pH ocasionada pela maior liberação de H+.
ResponderExcluir