Um dos principais motivos que levam a pessoas começarem a prática de atividade física é a obesidade, para diminuir este aspecto esses individuos por indicação médica ou atitude própria procuram academias e clubes para melhorar este nivel de obesidade, para isto o emagrecimento necessita de energia extra, além da prevista no exercício. No entanto em um artigo publicado na Rev. Bras. Med. Esporte de 2006, analisou estudos sobre o EPOC - Consumo excessivo de oxigênio após execício e TMR - Taxa metabólica de repouso, como auxiliares no programas de emagrecimento.
EPOC
- Componente Rápido: Dentro de 1 h, e esses faores podem contribuir para ressintese de ATP/CP, remoção de lactato, restauração da FC e temperatura coporal. Exercícios com < 70% do VO2max e < 60' ajudam neste efeito.
- Componente Prolongado: Aumenta utilização de Acidos Graxos no Ciclo Krebs, efeito de vários hormônios(cortisol, insuina e GH), aumento da respiração mitocondrial pelo aumento da concentração de norepinefrina, resintese de glicogênio. Exercício com > 70% do VO2max e 60' colaboram para acontecer este mecanismo.
EPOC e Exercício Aeróbio
-Exercícios de maior intensidade produz maior duração do EPOC, por causar mais estresse metabólico, assim usando mais energia para voltar no seu estado de homeostase;
- Aumento da TMR pós-exercício, pois a epinefrina e norepinefrina estimula a respiração mitocondrial;
-Aumento da taxa de oxidação de lipidios com atividades de alta intensidade;
EPOC e Exercício Resistido
-Causa maior descomportamento na homeostase que o aeróbio, assim tendo maior gasto enegético;
-Dano tecidual ajuda no prgrama de emagrecimento, pois a sintese proteíca é diminuída durante o exercício, para realizar o processo de sintese proteíca exige muita energia(6 ATP/mol peptídeo formado);
TMR
É definida como gasto energético principal para recuperação dos processos fisiológicos no estado pós-absortivo, chegando se 60-70% do gasto energético, de acordo com o nível de atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário