sábado, 9 de fevereiro de 2013

QUAL SERIA A IMPLICAÇÃO DO EXERCÍCIO SUPINO RETO SOBRE A PERFORMANCE DO ARREMESSO DE MEDICINE BALL


Desde outros posts venho falando sobre, efeito do desempenho após uma sequência de atividades que envolvem exercícios resistidos, saltos e até estimulação elétrica. Muitos estudos vêm falando que há melhora no desempenho quando é executado atividades com cargas máximas ou próximas. Esta melhora no desempenho é conhecida na literatura como Potencialiazação Pós-Ativação
Mas parando para pensar, imaginei o qual seria o desempenho desta atividade subsequente ao exercício de força ou saltos pliométricos, quando esta atividade condicionante é utilizada em ações musculares diferentes como: Concêntrica, Concêntrica/Excêntrica e Excêntrica?
Desta forma encontrei um artigo, publicado na Revista Horus que tem como título: ANÁLISE DOS EFEITOS DE UM TREINAMENTO AGUDO DE POTENCIALIZAÇÃO DE PÓS ATIVAÇÃO DE PEITORAL SOBRE AS AÇÕES MUSCULARES EXCÊNTRICAS E CONCÊNTRICAS EM INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO.


OBJETIVO
          Avaliar o efeito agudo de Potencialização Pós-Ativação sobre as ações Excêntricas e Concêntricas da musculatura do peitoral.

MÉTODOS
            Participaram o estudo 11 indivíduos do sexo masculino, com idade de 16 a 18 anos, todos praticantes de musculação.
            A coleta de dados teve duração de 5 dias, com intervalo de 48 horas. Na 1ª e 2ª sessão respectivamente foram feito os teste de 1RM Concêntrico e 1RM Excêntrico.
            As fases seguintes foram realizadas da seguinte sequência; 3ª Sessão: supino reto realizando somente a fase concêntrica do movimento da ação concêntrica; 4ª Sessão: supino reto convencional, realizando as fases excêntrica e concêntrica do movimento concêntrico / excêntrico; 5ª Sessão: supino reto realizando somente a fase excêntrica do movimento da ação excêntrica. Todos os exercícios como forma de ativação da musculatura tiveram volume empregado 2 repetições á 90% 1RM Concêntrico e Excêntrico. Ambas sessões realizaram a avaliação do arremesso de medicine Ball pré e pós ativação, com 4 minutos de intervalo entre ativação e avaliação da potência muscular.

RESULTADOS
            Já a Figura 01 apresenta os valores médios (e desvio padrão) dos Regimes: Concêntrico, Excêntrico / Concêntrico e Excêntrico, em valores percentuais (figura a esquerda) e em valores absolutos (figura a direita).


CONCLUSÃO
            Os resultados apresentados no presente estudo sugerem que um volume de duas ações musculares concêntricas realizadas com uma intensidade de carga equivalente à 90%1RM concêntrico na ativação de músculos de membros superiores favorece a potencialização do desempenho subsequente para a amostra estudada. No entanto, ao incluir uma ativação no aquecimento, ou como forma de metodologia de treinamento é importante estar atento com indivíduos sem experiência em atividades de alta intensidade.
            Porém os autores não encontram uma explicação sobre o porque da ação Concêntrica ter um potencialização melhor na performance da potência muscular do que as outras ações musculares. Mas acredito que um dos mecanismos que levaram uma menor melhora da potência foi o a incidência de microtrauma adaptativo causado pela ação Excêntrica.



Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,
    deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Peregrino E Servo. António.

    ResponderExcluir