O alongamento muscular tem como principal função melhorar a flexibilidade, amplitude articular, evitar lesões e ajudar no desempenho atlético quando bem prescrito.
Em um estudo públicado na Rev. Bras. Med. Esporte - Vol. 15, comparou num grupo de homens com idade média de 23 anos, com mais de 1 ano de prática em exercício resistidos. A influencia do alongamento num teste de 10RM, para Supino e Leg Press e realizaram os seguintes testes Sem Alongamento(SA), Oito minutos de Alongamento(AL-8) e 16 minutos de Alongamento(AL-16), em todos os teste os individuos faziam um aquecimento específico com 50% de 10RM 1 série de 20 rep depois de 2 minutos executavam os teste de 10RM no Supino, após 3 minutos iniciado a mesma sequencia de alongamento e aquecimento para o teste de 10RM no Leg Press.
Para todos os alongamento foram usados a sensação de dor aguda muscular, que assim pradoniza-se a intensidade do alongamento.(sensação de dor aguda seria chegar no limite e apartir disso contar os 30 segundos)
Como mostra a Figura 1 vejam os resultados : (A Membros Inferiores e B Membros Inferiores)
Através deste estudo confirma que alongamentos prolongados estáticos, interfere na produção de força dinâmica de alta intensidade. Assim essa váriavel de aquecimento dever bem planejada, que asim não afete de forma aguda o treinamento de força.
FATORES QUE INFLUENCIAM A INTERFERÊNCIA
- Redução de recrutamento de unidades motoras;
- Ativação dos OTG's;
- Modificações na relação comprimento-tensão com alteraçã entre os filamentos de actina e miosina;
SUGESTÕES
No mesmo estudo analisado mostra que Simão et. al(2004)não encontrou diferença num teste de 1RM no Supino Reto, após executar 6 segundos de alongamento. Ou seja quando formar passar alongamentos para seu ALUNO/ATLETA/CLIENTE faça até 5 segundos, assim seu objetivos será alcançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário